segunda-feira, 22 de março de 2010

FUTEBOL: TOPO E FUNDO QUINZENAL

TOPO
SPORT LISBOA E BENFICA
Por duas razões imediatas: a vitória sobre o Marselha na Liga Europa, apresentando um jogo muito positivo e alcançando passaporte para a eliminatória seguinte, onde irá defrontar o Liverpool; Pela vitória sobre o F.C.Porto na final da Taça da Liga, muito embora sem ter exibido qualquer superioridade sobre o seu opositor mas tendo a seu favor a sorte do jogo, com um grande "perú" (1º golo) e um "meio-frango" (2º golo) já que era um livre normalmente defensável, por parte do infortunado Nuno à baliza dos azúis e brancos. Aos 40 minutos de jogo o Porto tinha tido 2 excelentes oportunidades e zero golos, enquanto o Benfica tinha tido zero oportunidades e ganhava 1-0 ! Insólito de facto e muito pouco comum. É futebol dirão alguns! É a "estrelinha do Benfica" dirão outros...Embora portista como todos os meus amigos sabem, aqui fica este registo deste Topo Benfiquista.
FUNDO
LUÍS FILIPE VIEIRA
Para se Saber Ganhar com classe também é preciso saber Perder e reconhecer mérito aos adversários. NÃO É DEFINITIVAMENTE O CASO DO SR. LUÍS FILIPE VIEIRA, presidente do Benfica ! Vejam só que (ver reportagem do Jornal o JOGO) num discurso aos encarnados da Pampilhosa, este senhor afirmou que agora sim está reposta a verdade desportiva com os recentes êxitos benfiquistas após a farsa e falsidade de várias décadas em Portugal! Dois pontos, caros leitores: como portista, fico contente com este discurso absurdo, pois pode significar que o Benfica volte a atacar desta forma os sucessos do meu clube, como fez no passado recente, perdendo quase sempre. Oxalá continue por este caminho que tinha trilhado, infelizmente interrompido desde há um ano até agora; por outro lado o raciocínio deste senhor nem se dá conta que embora por poucas vezes o Benfica também ganhou alguma coisita nessas décadas! Aliás, como equipa quer do antigo quer do novo regime, pelo número de adeptos "astronómico" e pelas influências tendenciosas que esse facto gera, na comunicação social e noutros poderes instituídos, o Benfica é e será sempre em Portugal, talvez o único clube que não se deva queixar de qualquer injustiça desportiva, pois em casos "duvidosos" é e será sempre o clube mais beneficiado no País, quer perca quer ganhe. Basta alguma atenção para se perceber isto mesmo.
Tenho dito.
Eduardo Silva Pinto

3 comentários:

Clara Trigo disse...

Bem.. Sr. Eduardo...

É que eu nem sei bem o que dizer, ainda não digeri bem o jogo de ontem! que vergonha!

Quando eu era muida e jogavamos futebol, quando uma equipa estava a perder diziamos que tinha uma moedinha debaixo da baliza (crianças)... ontem o meu pensamento ao ver o jogo foi: "quem colocou o mealheiro debaixo da baliza?"

Faça o Braga justiça e ganhe o campeonato ao mal*fica..

Beijinhos... a sua análise ta boa como sempre

Clara

MSPinto disse...

Nem o Nome Espirito Santo valeu ao Nuno...
É triste ter que colocar esta equipa no topo numa semana de duelo com FCPorto, mas foi superior!
Vou rezar ao Espirito Santo e não ao Jesus para que o próximo duelo seja decisivo e o vencedor invertido.

Sérgio A disse...

Caro Eduardo,
É com grande prazer que vejo um grande Portista colocar o Benfica no Topo...espero ainda esta época ter mais "Topos" com o meu Benfica.

Em relação ao Fundo, tenho andado muito distraído nestes últimos anos, só assim posso entender este seu comentário:
"o Benfica é e será sempre em Portugal, talvez o único clube que não se deva queixar de qualquer injustiça desportiva, pois em casos "duvidosos" é e será sempre o clube mais beneficiado no País." ...

Mas em relação ao Fundo, considero Bruno Alves e a Violência na final da Taça da Liga como as grandes notas de destaque negativo
Bruno Alves, por ser um ídolo de muitos e capitão de um clube como o FC Porto tem uma responsabilidade acrescida...não se compreende a sua atitude em especial neste jogo.

As claques de Futebol, que considero uma verdadeira associação criminosa...constantemente temos as lamentaveis cenas de pancadaria, elementos que são detidos por trafico de droga, posse ilegal de arma, assaltos...Não compreendo como podem alguns clubes e dirigentes dar apoio a estas "organizações criminosas"... obviamente que este problema esta relacionado com todas as claques de um modo geral.