terça-feira, 8 de maio de 2012

NOVA ESPERANÇA PARA A EUROPA
PORQUÊ?

1) Porque foi eleito um novo presidente em França: François Hollande. Não importa, a meu ver, a sua côr partidária, importa sim que finalmente Sarkozy foi afastado, tendo sido apenas "ajudante de campo" da sra. Merkel, servindo apenas interesses unilaterais da Alemanha e dos mercados. O eixo franco-alemão é fundamental para a União Europeia, como sabemos, mas não pode para o efeito desejado ter à frente da França um presidente como tinha que apenas se preocupava com os seus relógios!

2) " O nosso adversário não tem rosto. Não concorre a eleiçoes e portanto nunca é eleito! Entretanto o nosso adversário é quem governa: os mercados financeiros", disse Hollande. Eu subscrevo a 100% e é necessário mudar definitivamente esta situação, sob pena de cairmos a médio prazo em graves conflitos europeus e mundiais...

3) A nova esperança surgirá certamente, e a sra. Merkel disse que espera Hollande "de braços abertos" (claro que sim pois a Alemanha é quem mais ganha com a manutenção do euro como todos sabemos e defendê-lo-à a todo o custo, na Grécia, em Portugal ou em qualquer outro país da União Europeia), disposta vamos assistir a isso, aposto, a renegociar a  austeridade, agora com a tónica no crescimento e no combate ao desemprego.

4) Renasce a esperança que vários eminentes economistas têm defendido, de intervenção directa do Banco Central Europeu (BCE), seja por via dos chamados "eurobonds" ou outra qualquer medida que inventem, responsabilizando-se pela dívida dos países intervencionados, fazendo baixar juros dos àvidos mercados norte-americanos e suas classificações ridículas de AAs e Lixos, como abutres da desgraça.

Finalmente vejo luz ao fundo do túnel...Haja esperança. Agora tenho mais!

Eduardo Silva Pinto

2 comentários:

jlfPediatra disse...

Concordo em absoluto. Mui buena analisis.
Jose Luis Fonseca

jlfPediatra disse...

Concordo em absoluto. Mui buena analisis.
Jose Luis Fonseca