quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Política à Portuguesa: Opinião Final s/ Debates

Antes de se ter iniciado este novo modelo de debates que terminaram há dias, confesso que estava muito céptico quanto à sua eficácia comunicativa e interesse na opinião pública. Ouvi com atenção os dez debates entre os cinco principais partidos com assento na Assembleia da República e modifiquei a minha opinião. Houve elevação, houve discussão, exposição de pontos de pontos de vista com alguma clareza e consequente esclarecimento. No mínmo estes objectivos foram atingidos e não dei por perdido o meu tempo. Fiquei também surpreendido ao saber que estes debates tiveram elevadas audiências televisivas: significa que os cidadãos portugueses não estão assim tão afastados da política como muitos nos querem fazer querer !
CONCLUSÕES GERAIS DO TOTAL DOS 10 DEBATES:
1ª Não sei se terão alguma influência directa no resultado do dia 27 SET. Em caso afirmativo, na senda de conquista dos chamados indecisos (serão assim tantos ?) parece que José Sócrates irá continuar como 1º primeiro ministro por 2 razões principais, a saber: mostrou maior capacidade para tal do que a sua directa opositora, MF.Leite, sem margem para dúvidas, mesmo, como alguns disseram, esta tenha estado acima das expectativas que eram muito baixas! Mas não sei bem como isso se poderá traduzir em votos para o PSD! Por outro lado no duelo com F. Louçã, para muitos a principal ameaça para a vitória de Sócrates, se Bloco de Esquerda atingir um resultado acima dos 2 dígitos, mas nitidamente este foi o melhor debate de Sócrates ganhando claramente na conquista da "classe média", com grandes "trapalhadas" do Louçã, neste domínio.
2ª Emergiu como consequência destes debates a velha discussão do "TGV", mas da pior maneira! Comentadores insuspeitos falaram de "primarismo nacionalista" por parte da argumentação de MF. Leite relativamente a Espanha ! Onde quererá ela chegar ? Questiono !
3ª Em vez de o PSD ter aproveitado o "folhetim TVI das sextas-feiras", MF.Leite deu o maior tiro nos pés defendendo como exemplo de democracia a praticada na Madeira ! Ninguém queria acreditar nisto...Como foi possível ???
4ª Nítidos vencedores dos debates: Paulo Portas e Sócrates
Nítidos perdedores: MF.Leite (mesmo que acima das expectativas) e F.Louçã (este muito abaixo das expectativas iniciais...)
Neutro: Jerónimo de Sousa: saiu como entrou (não se passou nada...)
Aguardemos serenamente pelo resto da campanha e pela decisão do dia 27. Até lá.
Saudações democráticas, respeitando obviamente outras opiniões e eventuais comentários.
Eduardo Silva Pinto

1 comentário:

Sérgio A disse...

Subscrevo, apenas gostaria de abordar o termo "eficácia comunicativa" e os cartazes politicos. de uma forma geral os cartazes politicos são maus. Mas saliento o cartaz e a campanha do PSD como sendo a pior. A propósito, será que repararam nos tons dos cartazes? nos slogans, na foto da Manuela Ferreira Leite? como é possível pagarem milhões para a elaboração de campanhas tão más!? A propósito o meu cartaz de eleição do PSD é um cartaz que diz algo do tipo "Nós ouvimos os portugueses" e tem um numero de telefone!! Confesso que este parece um cartaz de apoio a vitima. Será que algum português ligou para o numero do cartaz? Quem será que atendeu? Será que era a Manelinha que atendia as chamadas? e o que dizia aos portugueses?