quinta-feira, 3 de abril de 2008

ACORDO ORTOGRÁFICO


Duas opiniões aparentemente antagónicas se me oferecem exprimir a propósito do tão falado Acordo Ortografico de Português:

1ª Para quê um acordo ortográfico para a nossa língua ? Depois do Chinês, do Hindu, do Inglês e do Espanhol, o Português é a 5ª língua mais falada do mundo ! Aqui reside a sua maior amplitude e virtualidade sem quaisquer acordos. Já ouviram falar de algum acordo ortográfico de Inglês ou de Espanhol ? Eu também não, nunca foi preciso. As línguas são vivas e as suas lentas mutações fazem parte natural da sua evolução. Os diferentes sotaques, ligeiras alterações de falar ou de escrever em paragens diferentes no mundo, fazem parte da sua beleza e da sua universalidade !

Não havia necessidade...

2ª Por outro lado e porque está em andamento, em aprovação o tal "acordo", já em vigor em três países da CPLP (Comunidade Países Língua Portuguesa), e entre nós, Portugal, segundo parece entrará oficialmente dentro de 6 anos, também não vejo razão para tanta polémica !? Por mim não me custa nada adaptar-me e se quiser continuar a escrever "facto" e não "fato" toda a gente me vai entender...Deixem a língua VIVER e já agora leiam e escrevam mais...

Sem comentários: