
Claro que aquilo que acontece nos USA a este nível, afecta naturalmente o mundo inteiro e aqui está o verdadeiro problema para nós, europeus, que com maior ou menor culpa especulativa das instituições financeiras deste lado do Atlântico, nos afecta a todos e a cada um de nós, cidadãos do velho continente. Em taxas mais elevadas de crédito à habitação, maiores dificuldades de crédito, crises de confiança, etc, etc.
Meus amigos não sendo especialista financeiro, tendo apenas algumas bases de gestão e economia, apetece-me dizer o seguinte:
- Quem vai pagar esta crise actual ?
- Quem se vai sentar no "banco dos réus", assumindo actos de gestão empresarial verdadeiramente anacrónicos para boas práticas comerciais, mais parecidos com actos de verdadeira gula financeira ou mesmo capitalismo selvagem ?
Infelizmente todos sabemos as respostas a estas questões...serão sempre os mesmos. E as contas na Suiça, nos off-shores ou outros paraísos fiscais continuarão a "engordar" impávidas e serenas, sem crise, ou mesmo beneficiando dela...
Já era tempo, neste século XXI, de haver uma verdadeira ordem internacional para casos semelhantes e afins. Tenho pena...tenho mesmo muita pena...E onde tem estado o contributo da Europa para isso ? Infelizmente quase não se vê...É lamentável...
Sem comentários:
Enviar um comentário