terça-feira, 3 de junho de 2008

José Mourinho > "Um Caso Sério"


Quando se fala do treinador português José Mourinho, imediatamente e invariavelmente surgem à "pele" de muitos, sentimentos contraditórios entre admiração e inveja, passando pelos seus êxitos indiscutíveis, pelo menos para os mais inteligentes e atentos, já que a cegueira dos menos atentos para não ser indelicado, preferem irracionalmente atribuir tudo ao factor "sorte" da vida e rematando com o epíteto de arrogância em pessoa, como normalmente esses gostam de o classificar. (Nota: se calhar os mesmos que admiram Scolari, esse sim arrogante, zangando-se com jornalistas sempre que lhe convém !).

Pela minha parte, além de muito reconhecido a José Mourinho, pelas conquistas que de forma exemplar e determinante ajudou a realizar ao meu clube FCP, sou um grande admirador da sua carreira, independentemente deste facto particular de ser portista. Aliás alguns portistas, eu diria inadvertidamente, para continuar a ser delicado e não corrosivo, alguns portistas dizia, não são admiradores deste grande treinador português e afirmam até, vejam bem, que os seus êxitos se devem exclusivamente ao acaso de ter passado por este clube !? Assim ele deve tudo ao FCP e o este não deve nada ao primeiro ! Nada mais ridículo...

Mas vejamos, porque sou admirador de José Mourinho ? 1º- Porque consegue resultados que outros não conseguem à custa de mais inteligência, mais trabalho, método e resiliência, ou seja teimosia positiva; 2º - Porque é português e seria admirador de qualquer outro português que conseguisse subir tão alto na senda internacional, como ele e poucos mais conseguem e com isso tenho a minha pequena quota de orgulho luso; 3º- Porque homens como ele são absolutamente necessários para que a nossa auto-estima cresça como merece, tal como a nossa história evidenciou no passado que urge tornar mais presente, no papel de Portugal no Mundo, como foi o exemplo glorioso das descobertas dos portugueses.

Por isso admiro José Mourinho, como Camões, Vanessa Fernandes, Cristiano Ronaldo, Vasco da Gama, D. João II, Amália Rodrigues ou Marisa. Bem Hajam e não sejamos pequeninos...

Boa Sorte em Itália para ti José Mourinho. Já fui do Chelsea, agora sou do Inter e do Manchester. Ou seja, sou português !

1 comentário:

Paulo Jorge Sousa disse...

Sem dúvida, Mourinho é um grande treinador. Mas também sem dúvida, o FC Porto é um grande clube. Vai daí e surge uma conclusão: o sucesso de um está ligado ao sucesso do outro, se bem que o do clube era já uma repetição e do treinador apenas uma estreia. Por isso, o potencial de Mourinho é por mim reconhecido, mas sobre potencial também há alguns que o têm; o que não têm, isso sim, é um clube que lhes dê a garantia do tal sucesso. Mourinho teve-o, aproveitou e emigrou. Se assim não fosse, andava a deambular por Leiria ou então pelas arábias, pelos gregos, romenos e por outros tantos portos que hoje são os de muitos técnicos lusos.
Há muito que o FC Porto forma campeões e deles retira o expoente máximo intrínseco, notabilizando-os para o futuro. Mas também há alguns possíveis campeões que permanecem na penumbra, com pouca notabilidade. Por tudo isto mantenho a ideia: o Mourinho foi bom para o FC Porto, mas o FC Porto foi muito melhor para Mourinho.
Abraço